“Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″ estréia com sub-20 feminino

21 de October de 2009 08:04 1 comentário
Anúncios

Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009  estréia com sub 20 feminino

Imagem do site Waves

Praia do Psiu no Jardim de Alah decide três títulos sul-americanos nesta semana em Salvador.

O “Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″ decide três títulos sul-americanos profissionais em Salvador nesta semana. O primeiro é o feminino sub-20 que foi iniciado às 13 horas da terça-feira e será definido nesta quarta-feira na Praia do Psiu, no Jardim de Alah, Salvador. Já os campeões do masculino sub-20 e do título principal, o ASP South America Surf Series 2009, serão conhecidos no domingo, pois eles só competem a partir de quinta-feira na capital baiana. Vale lembrar que o Nordeste não usa o horário de verão brasileiro, então na Bahia é 1 hora a menos do que nas regiões Sul e Sudeste do país.

A atual campeã sul-americana sub-20, Diana Cristina, que venceu as duas seletivas para o Mundial Pro Junior realizadas em Santa Catarina, inaugurou o “Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″ com vitória. Nas outras três baterias da primeira fase disputada na terça-feira, ninguém superou a nota 7,5 da índia Tininha, da Tribo Potiguara da Baía da Traição, norte da Paraíba. E nenhuma menina conseguiu bater os 12,50 pontos que Diana somou contra as baianas Clarissa Torres e Alessandra Alcântara.

“As ondas estão fechando um pouco rápido demais, mas consegui achar uma boa ali que me rendeu a nota 7,5 para passar em primeiro lugar na bateria”, falou Diana Cristina, que está invicta na categoria sub-20 desde o título sul-americano conquistado no ano passado. “Com certeza, o objetivo é esse, de vencer essa etapa também para fechar o ano com 100%. Achei muito maneira a estrutura montada aqui, enorme, além de toda a preocupação ambiental que tem o evento, pois é muito importante que a praia continue limpa e preservada”, destacou Tininha, como é mais conhecida a índia da Baía da Traição.

A única surfista que pode lhe tirar a chance do bicampeonato sul-americano é a catarinense Gabriela Leite, vice-campeã nas duas etapas de Santa Catarina, em Garopaba e São Francisco do Sul. Ela não conseguiu estrear com vitória no “Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″, mas garantiu a última vaga nas quartas-de-final que abrem a quarta-feira decisiva para o Feminino Sub-20 no Jardim de Alah.

Com isso, ela praticamente vai disputar a segunda vaga para o Mundial Pro Junior da Austrália no duelo direto que fará contra a paulista Camila Cássia, terceira colocada no ranking das seletivas, na terceira bateria do dia. “Tudo bem ter ficado em segundo, pois o importante agora era passar. Eu vim para cá atrás de um objetivo maior que é tentar ser campeã sul-americana, além de confirmar minha vaga para a Austrália, então vamos ver como vai ser amanhã, quando tudo será decidido”, falou Gabriela Leite.

A baiana Renata Tambom acabou derrotando a catarinense na bateria que fechou a primeira rodada de baterias do “Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″ na ensolarada Praia do Psiu, no Jardim de Alah. “Foi importante pra mim começar com vitória, mas é só o início e amanhã o bicho vai pegar, porque as meninas estão disputando vaga pra Austrália e eu não, pois não disputei a primeira etapa em Garopaba e estou aqui só pra embolar o meio de campo”, falou Renata Tambom, que só participou da seletiva de São Francisco do Sul, onde foi até as quartas-de-final e conseguiu o quinto lugar na competição.

Ela também comentou sobre a realização deste evento em Salvador e da enorme estrutura montada no Jardim de Alah para o “Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″, superando até a da maioria das etapas do Circuito Mundial. “Realmente o Railton (Lemos, da Dendê Produções) está de parabéns por realizar este campeonato com esta estrutura gigante na praia. Acho que ele é o único na Bahia com condições de fazer um evento deste porte e bom para a gente daqui. Tomara que ano que vem tenha mais e mais destes, porque nosso estado merece grandes eventos como esse”, deseja Renata, que vai disputar a última quarta-de-final nesta quarta-feira contra outra baiana, Tiala Rocha.

Assim como na terça-feira, a primeira chamada para o início da competição foi marcada às 12 horas por causa da maré, que influencia bastante a condição do mar na Praia do Psiu. Além das quartas-de-final, serão disputadas as semifinais e a final feminina sub-20, fechando a primeira parte da programação do “Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″ em Salvador. Na quinta-feira, começa o masculino sub-20 e a etapa do WQS inédita na capital baiana, com nível 3 estrelas, que vai definir o campeão sul-americano profissional da temporada 2009 do ASP South America Surf Series.

Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009  estréia com sub 20 feminino

Tag Team

Outra atração do primeiro dia foi o Tag Team, competição especial de equipes formadas por quatro atletas. O time da Billabong participou com suas principais estrelas, a vice-líder do ASP Tour, Silvana Lima, e o também cearense Pablo Paulino, que lidera a corrida pelo principal título sul-americano no ranking dos resultados das etapas do WQS realizadas pela ASP South America. Mas, os vencedores foram os surfistas da Equipe Nordeste, da paraibana Diana Cristina e dos pernambucanos Luel Felipe, Alan Donato e César Aguiar, que também superaram as equipes da Bahia e do Sudeste. O prêmio de cada um foi uma passagem da Gol Linhas Aéreas Inteligentes para qualquer destino da América do Sul.

O “Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″ é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com patrocínio do Governo Federal, através da Petrobras; Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Gol Linhas Aéreas; Shopping Iguatemi; Surfing Series e Rede Outlight. Os apoiadores do evento são: Uranos; Anônima; Makai; AL2; Vereador Alberto Braga; Pacific Beach; Pipeline; Litoral 655; K & K; Overboard; Star Point; Hot Water; Backwash; Tent Beach; Billabong Salvador; KYW e Drill. As provas são homologadas pela ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf).

Quartas-de-final Femininas

5.o lugar – US$ 225 e 915 pontos:
1.a: Diana Cristina (BRA-PB) x Barbara Segatto (BRA-ES)

2.a: Susã Leal (BRA-SC) x Clarissa Torres (BRA-BA)
3.a: Gabriela Leite (BRA-SC) x Camila Cássia (BRA-SP)
4.a: Renata Tambom (BRA-BA) x Tiala Rocha (BRA-BA)

Primeira Fase Feminina

3.a=9.o lugar (750 pts) / 4.a=13.o lugar (675 pts):
1.a: 1-Diana Cristina (BRA), 2-Clarissa Torres (BRA), 3-Alessandra Alcântara (BRA)
2.a: 1-Susã Leal (BRA), 2-Barbara Segatto (BRA), 3-Janine Santos (BRA), 4-Jasmin Lanker (BRA)
3.a: 1-Camila Cássia (BRA), 2-Tiala Rocha (BRA), 3-Geovanna Pires (BRA), 4-Noelani Circenis (BRA)
4.a: 1-Renata Tambom (BRA), 2-Gabriela Leite (BRA), 3-Sofia Mirabelli (BRA)

Algumas peças do verão 2010 Billabong:

Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009  estréia com sub 20 feminino

Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009  estréia com sub 20 feminino

Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009  estréia com sub 20 feminino

Veja mais fotos aqui.

Por João Carvalho
Assessoria de Imprensa ASP South America

Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009  estréia com sub 20 feminino

Yordan Bosco – yordanbosco@gmail.com

Camile Maltez – camilemaltez@gmail.com

Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009  estréia com sub 20 feminino


Tags:
Loja Fashion Bubbles