Sample Center – Brasil ganha loja de produtos grátis

7 de May de 2010 15:42 comentários8
Anúncios

Sample Center   Brasil ganha loja de produtos grátis

Sample Central traz para o país conceito que permite ao consumidor testar produtos antes de seu lançamento no mercado.

Como seria experimentar gratuitamente qualquer produto antes de comprá-lo? Já pensou em entrar em uma loja, colocar o item que quiser na sacola e levá-lo para casa sem pagar? E que tal ser o primeiro a testar uma marca e dizer ao fabricante qual sua opinião sobre ela? O que antes parecia improvável será possível com a chegada da Sample Central, franquia oficial da Sample Lab, a São Paulo, no segundo trimestre deste ano.

A Sample Lab é um conceito criado na Austrália, implantado pela primeira vez em Tóquio, no Japão, em julho de 2007. A grande inovação da empresa foi oferecer ao consumidor a oportunidade de entrar em contato com produtos, gratuitamente, e opinar sobre esses itens, antes que eles cheguem às prateleiras.

No modelo brasileiro, os clientes poderão levar para casa produtos de até R$ 100, além de experimentar, na própria loja, qualquer outro item que ultrapasse esse valor, sobretudo eletroeletrônicos e informática. Após a experimentação, os consumidores respondem a uma pesquisa online. As visitas à loja física da Sample Central serão agendadas pelo website da empresa e são ilimitadas, desde que não ultrapassem uma por dia. O feedback dos clientes permite acumular pontos em um programa de fidelidade, que pode gerar vantagens e prêmios. Para ter acesso aos produtos gratuitos da Sample Central é cobrada uma taxa simbólica anual de R$ 15.

Assim como no Japão, a primeira franquia brasileira desenvolverá uma rede social virtual que conectará marca e consumidor durante todo o processo evolutivo do produto: da concepção e investigação de insights de consumo ao seu lançamento no mercado. “É o que chamamos de tryvertising (do inglês, try+advertising), um contato direto do cliente com o produto por meio da experimentação e não apenas por uma mensagem publicitária. Dessa forma, a experiência que se tem com um produto é muito mais marcante na memória do consumidor, o que aumenta consideravelmente as chances de compra e uma eventual fidelização à marca”, afirma o publicitário João Pedro Borges, um dos sócios da Sample Central.

Além de Borges, o novo projeto conta com outros sócios de peso: Celso Loducca, um dos profissionais mais premiados da publicidade brasileira; IBOPE, um dos maiores institutos de pesquisa do país; Bullet, a maior agência de marketing promocional do Brasil; e os fundos independentes DGF Investimentos e Calés Investimentos, que viram na Sample Central uma grande oportunidade de negócio.

Sample Center   Brasil ganha loja de produtos grátis

Livre escolha

Uma das grandes diferenças entre este processo e o sampling convencional é a de que, além de ter contato com um produto muito semelhante ao que estará nas lojas – e não com uma simples amostra –, o item a ser testado é escolhido deliberadamente pelo consumidor em meio a outras opções. Nesse processo, as chances de se propagar o “marketing boca a boca” positivo a partir dessa experiência é muito maior.

Para o consumidor, além de entrar em contato gratuitamente com novas tendências, há a vantagem de participar do aperfeiçoamento do produto, adquirindo o status de consultor da marca. Já para a indústria, a Sample Central será uma rica fonte de informação para mapear o aprimoramento do produto em fase de testes e auxiliá-la na decisão de lançamento. As pesquisas online serão validadas pelo IBOPE, um dos maiores e mais importantes institutos de pesquisa do país e também sócio da empresa.

João Pedro Borges acredita que oferecer oportunidade ao consumidor de conhecer o produto antes da chegada ao mercado – e de graça – pode influenciar de maneira muito mais forte em sua decisão de compra posteriormente, uma vez que ele já terá tido um contato com o produto e experimentado de fato. “Unindo os conceitos de tryvertising, consumer insight e o marketing boca a boca, as chances de alavancar a exposição positiva do produto são muito maiores. Estamos perto de uma revolução entre consumidores e marcas no Brasil”, afirma Borges.

Números da Sample Lab no Japão confirmam a tese do executivo. Em Tóquio, 76% das pessoas que experimentam o produto na loja se tornam consumidoras efetivas quando esse item chega ao mercado. Entre os que visitam a loja e levam os produtos para casa, 94% respondem ao questionário online.

Indústrias como Cadbury, Corona, Heinz, L´Oreal, Nestlé, Nintendo, Nissin, Panasonic, P&G, Sony e Unilever, parceiras do projeto japonês, apostaram no novo conceito e obtiveram resultados de vendas expressivos.

Anthony J James, fundador e presidente global da Sample Central, está confiante que a franquia brasileira produzirá bons resultados. “Estamos muito entusiasmados e honrados de levarmos a Sample Central ao Brasil. Tenho certeza que será um sucesso”, comenta o executivo.

A Sample Central espera contar com 40.000 cadastrados em até 12 meses e atrair empresas de diversos portes e de todos os segmentos do mercado. O business plan da empresa contempla a abertura de mais cinco lojas em outras capitais brasileiras, nos próximos anos.

Sample Center   Brasil ganha loja de produtos grátis

Máquina Public Relations

Sample Center   Brasil ganha loja de produtos grátis

Fashion Bubbles


Tags:
Loja Fashion Bubbles