Como usar as redes sociais para aumentar suas vendas

13 de May de 2013 15:40 Seja o primeiro a comentar
Anúncios

Como usar as redes sociais para aumentar suas vendas

Aprenda como fisgar seu cliente pelas redes sociais.

As redes sociais crescem mais a cada dia, saiba como usá-las a favor do seu negócio. Entrevistamos a Maria Julia Santos, Coordenadora de Planejamento da PGeC, empresa especializada em planejamento, implementação e gestão de e-commerce. Fique de olho nas dicas valiosas que essa expert nos deu!

Qual a importância da utilização das redes sociais para uma marca?

O Brasil é o país que mais acessa as redes sociais no mundo! Investir em marketing digital é necessário para qualquer loja atualmente, independente do segmento. Para marcas relacionadas à beleza e moda ele se tornou indispensável e determinante com relação à conversão.

O ato de compra no Brasil ainda é considerado um evento social. Sair em grupo, pedir opinião e aceitação dos outros com relação à compra é uma característica do público feminino, responsável pela maior parte do faturamento dos segmentos de moda e beleza, e uma necessidade para o público masculino, que ainda necessita ajuda para efetuar compras relacionadas a esses setores (a diferenciação de consumo e atuação nas redes sociais de cada nicho é assunto para outra matéria).

As redes sociais tornaram esse compartilhamento de opiniões um sistema gigantesco, todos querem se gabar de uma compra, divulgar um produto ou pedir opinião dos outros, isso gera credibilidade e diminui a desconfiança com relação à compra.

Como usar as redes sociais para aumentar suas vendas

O Brasil é o país que mais acessa as redes sociais no mundo!

Como o mercado de moda e beleza reage a essa mídia?

Muitas marcas ainda não se “renderam” a febre das redes sociais por acreditarem ser um risco. E é fato, é um risco sim! Nas redes sociais as marcas estão disponíveis e expostas com relação a reclamações, mas é importante entender que não estar nas redes sociais não evita seu cliente fale mal da sua loja, apenas evita que a loja veja e possa tomar uma atitude com relação a isso.

Ter um bom trabalho nas mídias sociais exige investimento e tempo. As grandes marcas possuem equipes especializadas no gerenciamento de crises e na geração de conteúdo para essas mídias, as pequenas marcas necessitam investir tempo por não possuírem pessoal especializado. O importante é entender que as redes sociais são um espaço democrático independente do seu tamanho, se seu conteúdo e produto é bom seu retorno será positivo.

É importante destacar que o mercado de beleza e moda são os mais desenvolvidos com relação a geração de conteúdo nas redes, não estar presente é perder espaço para a concorrência.

Qual a importância de uma marca estar inserida nas redes sociais?

A divulgação da marca nas redes sociais e sua presença aumenta seu awareness, o conhecimento do público sobre a marca. O meio digital possibilita uma marca de São Paulo ser conhecida e se tornar objeto de desejo de um consumidor do Amazonas (ou do exterior), por exemplo.

Agora, a principal função das redes sociais para uma loja (virtual ou não) é o atendimento. Sua geração de conteúdo pode ser fantástica e os compartilhamentos diversos, o consumidor ainda vera sua página no face ou perfil no twitter como área de reclamação. É necessário possuir paciência, os consumidores irão reclamar, fazer perguntas referentes ao produto (muito normal nos segmentos abordados) e algumas vezes elogiar a marca.

Como usar as redes sociais para aumentar suas vendas

Mais de 92% dos consumidores (no mundo) sofrem a influência da recomendação amigos nas decisões de compras!

Com relação à geração de conteúdo para marcas de moda e beleza, qual o formato que você recomenda?

O formato varia muito dependendo do posicionamento da loja e naturalmente do público-alvo. Vou tomar como base o publico feminino que possui mais interação com as redes sociais.

Nas redes sociais a mulher busca dicas, soluções e descontos! Todos procuram descontos, mas as mulheres procuram “muuuuuito” mais que os homens.

Relacionar as peças da sua marca a tendências da moda, looks de famosos e naturalmente envolver aspectos institucionais como curiosidades ou especificações do produto tornam os posts mais “fáceis” de ler.

É importante tratar o consumidor como pessoa e mais importante ainda fazer com que ele perceba que tem algum por trás da página.

Com relação à frequência e horário, alguma dica?

Antes de qualquer coisa, se não tiver o que falar, não fale nada! Sem besteiras na página da empresa.

É importante aparecer na timeline do usuário e ser uma marca presente, porém não ser uma marca presente em excesso. De um a quatro posts por dia é o número normal. Isso varia conforme a geração de conteúdo, quantidade de pessoal e tempo e o retorno dos usuários.

Os horários com mais interação nos posts, no geral (pode haver variação por segmento ou posicionamento), são a noite e na hora do almoço, então não despedissem esses posts falando só de comida!

Quais as redes sociais que você indica?

As redes sociais não são um investimento estável. Atualmente a principal rede a se investir é o Facebook, antigamente era o Orkut (hoje nem vale apena ter).

O Twitter também vem perdendo muitos usuários, mas é um canal interessante, pois possibilita “procurar” oportunidades de venda. Ex. Pesquisar uma palavra relacionada à marca e interagir com um possível consumidor surpreendendo-o.

Para marcar relacionadas a beleza e moda redes que envolvam imagens são importantíssimas. Instagram, Pinterest e Fashion.me são o foco. Entre elas, atualmente vale investir mais no Instagram.

Como usar as redes sociais para aumentar suas vendas

As redes sociais impulsionam as vendas se utilizadas da maneira correta!

10 dicas rápidas. Consegue?

  1. Seja sincero.
  2. Saiba se adaptar a seu público. As mídias sociais são uma forma perfeita de conhecê-lo melhor.
  3. Adequar o linguajar e a mensagem ao público e a o posicionamento da marca são fatores importantíssimos. Esteja certo que seus posts fazem sentido e não tem erros!
  4. Curtir e compartilhar não são sinônimos de engajamento.
  5. O foco é venda, não números de curtir. Saiba identificar o verdadeiro consumidor e performar.
  6. Converse, crie um relacionamento estreito, faça o usuário se sentir a vontade e divulgue o bom atendimento da marca.
  7. Seja pessoal.
  8. Pesquise e se adapte. Invista em mais de uma rede e saiba a hora de mudar.
  9. Seja breve e invista em imagens.
  10. NUNCA despreze o óbvio!

Fotos: Wix, Iset, Virta e Todo Ouvidos.

Como usar as redes sociais para aumentar suas vendas

Carol Carneiro


Tags:
Loja Fashion Bubbles