Como montar um negócio de sucesso

17 de June de 2009 11:29 comentários11
Anúncios

Como montar um negócio de sucesso

A marca Espaço Fashion, que desfila na Fashion Rio há três edições, conta hoje com 18 lojas espalhadas pelo Brasil. Mas sua história de sucesso não foi sempre assim, as fundadoras da marca passaram por muitos desafios.

“As irmãs Bianca e Camila, filhas de costureira cresceram entre tecidos, máquinas e mesas de corte e costura, quando não tinham com quem ficar iam para fábrica que a mãe trabalhava, e lá começaram a tomar gosto pelo que hoje originou o Espaço Fashion.

A marca começou sua produção de forma caseira, quando a mãe das duas resolveu largar o emprego para abrir seu próprio negócio, transformando então sua casa em uma mini confecção, que aos poucos foi crescendo até sentirem a necessidade de contratar mais duas funcionárias e o auxílio de cinco máquinas.

Infelizmente o destino começou a mostrar as duas irmãs que muitos desafios ainda estavam por vir. Quando a mãe das meninas faleceu, Bianca que na época tinha 21 anos pensou em desistir, mas Camila com 18 anos insistiu em continuarem com o negócio. Enfrentaram muitas dificuldades e até preconceito, principalmente por serem muito novas, mas foram conquistando credibilidade com seus fornecedores e aumentando sua cartela de clientes.

Com muita garra, força de vontade e paixão pela moda a marca cresceu, e além de suas 18 lojas em território brasileiro vendem também suas peças a multimarcas que são exportadas para Portugal, Angola, África do sul, Costa Rica, Estados Unidos, Grécia e Espanha.”

Como montar um negócio de sucesso

Foto do blog Mey Leng

Material tirado da reportagem “Como realizar o seu sonho de negócio – por Elisa Corrêa para revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, edição de junho”. Uma história emocionante, que serve de exemplo para qualquer um que queira montar seu negócio, que de maneira otimista, deve aprender a superar seus problemas e dificuldades, correndo atrás de seus sonhos, assim como as meninas do Espaço Fashion, que alcançaram sucesso e respeito.

Se você tem vontade de começar um negócio próprio, então se prepare para muito trabalho e suor, mas que no final compensa e muito. A primeira dica é pensar que produto quer oferecer, no caso da moda, que tipo de roupa, que segmento quer atuar… Essa fase gera muitas dúvidas, mas contamos hoje com instituições privadas que nos ajudam: caso do SEBRAE, com programas de treinamento, palestras, workshops e cursos nas diversas áreas de negócios e indústrias.

Entrar em contato com pessoas que já trabalhem na área, conversar, freqüentar eventos que reúnam vendedores, representantes das principais empresas e confecções de moda, ajudará você a ficar informado, afinal trocar informações é sempre útil, e ao contrário do que muita gente  acha, o mercado e seus profissionais não só permitem como gostam disso, começar a selar novos contatos é importante para o crescimento e amadurecimento de sua empresa.

Na hora de procurar empresas do ramo que você deseja atuar, procure as de bairros e até cidades distantes de onde você mora, para que elas não se sintam ameaçadas com seu futuro negócio, que para eles pode significar uma concorrência.

Como montar um negócio de sucesso

Uma vez tiradas todas as suas dúvidas você deve analisar se o que passa pela sua cabeça é apenas uma idéia ou uma oportunidade de negócio. As oportunidades são aquelas que atendem necessidades existentes e para quais haja demanda, o que garante o crescimento e amadurecimento de sua empresa, além de um melhor posicionamento dentro do mercado. Lembre-se, um bom negócio, é aquele que não somente traga vendas, mas também lucros a seus donos, colaboradores e sócios.

Monte também um Plano de Negócios e busque respostas para todas suas dúvidas, o que lhe servirá de guia durante a execução de seu Planejamento Estratégico. Elaborar um planejamento estratégico nada mais é que definir estratégias para alcançar seus objetivos e suas metas. Traçar metas lhe ajudará a se organizar e potencializar seus resultados.
Faça as seguintes perguntas:

Qual produto ou serviço à empresa irá oferecer?
Existe mercado e demanda para tal produto e quem são suas possíveis concorrentes e como elas trabalham ofertando tal produto?

Como serão obtidos os produtos comercializados?
Serão revendidos, se sim quem serão seus fornecedores, seus produtos são bons, há possibilidade de acordos?
Se a fabricação for própria, comece de forma caseira e de acordo com o aumento da demanda procure ajuda de instituições como o SEBRAE, que lhe auxiliará da melhor maneira possível a começar a contratar mão de obra especializada ou não, compra de maquinário necessário e até na parte de marketing de sua nano ou micro empresa. O segredo é ir com calma e não dar um passo maior que a perna.

Fique de olho na concorrência
Analise quais são os pontos fortes e fracos de sua empresa e de sua concorrente (esta análise é  conhecida como SWOT). Transformando seus pontos fracos em fortes, assim irá sobressair seu produto ou serviço da concorrência, ou descobrirá qual a melhor forma de oferecê-lo a seu cliente.

Como montar um negócio de sucesso

fFoto do site Santo Tirso – confecções e comercio de artigos têxteis

Quem é seu cliente e onde ele está?

Dentro do nicho de mercado escolhido onde se encontram seus clientes? De que maneira você irá atraí-lo até sua loja ou confecção? E como fidelizá-lo e fazer com que ele volte mais e mais vezes e vire seu comprador fiel?

Aonde irá se localizar sua empresa, confecção ou loja?
Você deve analisar os trâmites legais e papeladas da área que deseja,  esta área deve atender ao comportamento e estilo de vida de seus clientes. Analise  o comércio,  os serviço públicos, as facilidade de acesso, etc.

Qual será o tamanho de sua empresa?
Outro fator importante é acompanhar a capacitação de cada colaborador, assim chamará os funcionários, de acordo com o grau de crescimento de seu negócio. No caso de uma confecção, depois de sair do estágio de produção caseira, será necessário colaboradores capacitados para elaboração de cada processo do produto, como costureira, cortadeira, piloteira, bordadeira e assim por diante, podendo até promover pequenos cursos  que venham a melhorar o desempenho de cada funcionário de acordo com sua área e função.

Como montar um negócio de sucesso

foto do site Cherne /Cortigiani

Que preço será cobrado pelos produtos e serviços oferecidos?
Inicialmente, no caso de uma produção caseira, o preço irá depender do custo total de fabricação do produto. Pelo SEBRAE é possível obter mais informações a respeito disto.

Todas estas perguntas não representam nem metade do que se deve saber para começar um negócio, por isso é preciso ter muita paciência e estudo, para então se ter certeza do que deve ser feito, e como deve ser feito.

Veja aqui a apostila Comece Certo – Indústria de Confecção, do SEBRAE, que serviu de fonte para elaboração desta matéria.

Para mais informações de cursos, palestras e workshops oferecidos pelo SEBRAE :

Veja também Pequenas Empresas Grandes Negócios – revista, site e programa da rede globo com matérias e informações sobre nano, micro e pequenas empresas.

Confira alguns dos sites das principais feiras da indústria têxtil e Confecção

FENIT – Feira Internacional da Industria Têxtil

Maquintex – feira de maquinário para industria têxtil no nordeste

ABIT – Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção

Como montar um negócio de sucesso

ABIT

Conheça também outros sites e feiras onde você pode colher mais informações:

Que Tal Viajar ?

UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras

Espaço de Eventos – Anhembi São Paulo

Salão Moda Brasil

Fontes: Sebrae e Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Por   Alexandre Ferreira Gaspar

Como montar um negócio de sucesso


Tags:
Loja Fashion Bubbles