O Soutien – A Batalha Continua – Campanha Contra o Câncer de Mama

9 de March de 2010 18:06 1 comentário
Anúncios

O Soutien   A Batalha Continua   Campanha Contra o Câncer de Mama

No dia 8 de março, aconteceu às 19h, nos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, o Casarão Brasil abriu a exposição “O Soutien – A Batalha Continua”, que irá até o dia 31 de março de 2010, baseada na campanha contra o câncer de mama, com realização da ABPC – Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem.

Segundo o curador, Robert Richard, “o tema pode parecer banal, mas é algo muito curioso. O sutiã remete a idéia de amamentação, do câncer de mama, do lado erótico”. Eles se transformaram em torturantes espartilhos, e só após a Primeira Guerra Mundial as mulheres puderam usar lingeries mais leves.

Participam da exposição os artistas: Adriana Rizkallah, Barbara Altstadt, Carlos Dercole, Domingues Abreu, Elza Carvalho, Fernanda Rodante, Ivan Porterro, Lucas Cardoso, Mauro Maria. Miguel Sachez, Nino Millán, Paulo Pinno, Rosangela Ap. Sheila Oliveira , Valter Moraes, Vera Ferro, Walter Tommasi e Wilson Lima

A HISTÓRIA DO SOUTIÉN

A história do Soutién é tão antiga e contraditória quanto à evolução da própria moda.

A maneira como os seios foram comprimidos e liberados, erguidos e moldados, revela de forma impressionante como a mulher ao longo da história em diferentes períodos, desempenharam o seu papel na sociedade.

Na história iniciada pelas romanas em exíguos bustiês, a Renascença do século XV esmaga o peito das mulheres como couraças, com coletes de tecido firme. Na Revolução Francesa os seios saltam para fora. O século XIX torna aprisioná-los em torturantes espartilhos, tornando as mulheres em criaturas de fôlego curto e voz frágil. No período que se seguiu à Primeira Guerra, as mulheres foram libertadas e entraram em cena os seios soltos e cobertos por leves lingeries. Nos anos 30, estilistas criavam soutiéns modeladores que erguessem e separassem os seios. Os anos 40 e 50 valorizavam as mulheres de seios fartos, nos anos 60 foram para na fogueira e desde então os soutiéns nunca mais foram os mesmos e os peitos nunca mais saíram de moda.

Os grandes pintores renascentistas e barrocos pintaram mulheres de seios fartos, e também muitas outras representações do peito feminino na arte foram reverenciadas. Porque então não repensar e discutir novos conceitos de estética e de como o imaginário masculino é povoado de lembranças sobre peitos e menos entusiasmadas em conversas femininas.

Por todos estes motivos e por novas desculpas (?), a exposição O Soutien, discute de forma lúdica e instigante o tratamento e o sofrimento das
mulheres sob os ditames da moda em diferentes períodos da história através da arte.

O SOUTIEN – A BATALHA CONTINUA – CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Dia 08 de março -  segunda – abertura da exposição foi  a partir das 19
horas

Exposição irá até dia 31 de março de seg. a sex. das 10 às 18 horas.

Realização ABAPC – Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem

Curadoria Robert Richard Contato aapc@aapc.com.br

Local: Associação LGBT Casarão Brasil

Rua Frei Caneca, 1057 – Consolação – SP

O Soutien   A Batalha Continua   Campanha Contra o Câncer de Mama

O Soutien   A Batalha Continua   Campanha Contra o Câncer de Mama

O Soutien   A Batalha Continua   Campanha Contra o Câncer de Mama

Almeida Comunicação

O Soutien   A Batalha Continua   Campanha Contra o Câncer de Mama


Tags:
Loja Fashion Bubbles