Amigo Secreto: variações de festas e dicas de presentes

1 de December de 2010 16:39 Seja o primeiro a comentar
Anúncios

Amigo Secreto: variações de festas e dicas de presentes

Nessa época do ano, as tradicionais brincadeiras entre amigos já se tornaram uma tradição e, para não deixar de participar, por não saber com que presentear, segue uma lista de dicas de presentes e outras variações da festa mais comemorada antes do Natal e Ano Novo: a festa do Amigo Secreto.

Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como dizer “Amigo Secreto” em outros idiomas. Em inglês se diz Secret Santa ou Kriss Kringle, em espanhol Amigo Invisible (ou Amigo Secreto como no português), e em alemão Wichteln.

É de costume entre familiares fazerem-se pequenas brincadeiras com as pessoas sorteadas, como por exemplo, usar um fato marcante da sua vida, ou uma parte engraçada do seu perfil.

Variantes:

Amigo-Animal

Faça uma lista com muitos animais (o suficiente para cada participante da brincadeira poder escolher um). Ao invés de sortear os nomes dos participantes, sorteiam-se os nomes dos animais. Ninguém saberá quem tirou quem até o final da brincadeira, ou seja, no dia da “revelação”. Por isso é necessário haver uma caixinha onde enviar bilhetinhos para cada “animal” dar dicas do que quer ganhar. No dia da revelação, ao invés de dizer as características do amigo, se dizem as características do bicho. Aí serão duas surpresas.

Amigo Secreto: variações de festas e dicas de presentes

Quero trocar o presente

“Coloque todos os pacotes de presente dentro de uma cesta ou em cima de uma mesa. Anote os nomes dos participantes e coloque-os em uma caixinha. Sorteie um a um e cada sorteado tem direito a ir ao monte de presentes escolher o que mais lhe agradar. Ele pode decidir sem abrir o pacote e só fazer isso depois da escolha.

O primeiro a escolher não terá direito a trocar o presente, mas a partir do segundo, se achar que o do número 1 é melhor que o que escolheu, tem direito a roubá-lo. E assim por diante. O primeiro que foi sorteado, no final terá direito a escolher o presente que quiser. A graça desse tipo de Amigo Secreto é caprichar na embalagem, quem sabe colocando presentes pequenos em grandes caixas…

Amigo da “Onça”

Este tipo de amigo oculto pode ser planejado junto ao amigo secreto convencional. Mas lembre-se que só poderá ser feito entre pessoas muito amigas e que estão acostumadas a brincar umas com as outras, pois já se conhecem.

Consiste em cada participante desenvolver ou comprar para o “amigo da onça” algo que venha contra as suas idéias pessoais, tentando “chatear”, no bom sentido, aquele quem você tirou. Por exemplo, para um careca fazer uma peruca de meia tecida com fios de lã. Para um corintiano, dar algo do Palmeiras etc. O que vale é o bom humor de todos na hora de abrir os presentes. Geralmente, essa brincadeira é feita junto com a festa convencional de amigo secreto, na qual a pessoa abre os dois presentes juntos.

Amigo “Surpresa”

Amigo Secreto: variações de festas e dicas de presentes

Este tipo de amigo secreto é feito em estilo relâmpago, ou seja, os participantes compraram um presente ‘unisex’ em valor previamente estipulado para a festa. Na hora, os nomes de todos são anotados e colocados em uma caixa. Cada participante deve tirar um papel e ficará sabendo na hora seu amigo oculto. Esse tipo de amigo secreto é feito, geralmente, quando as pessoas não têm muito tempo sobrando para sortear com calma o seu amigo.

Descobrindo o perfil do Amigo Secreto

O sorteio se faz de qualquer forma, mas na hora da revelação, o participante lê uma série de dicas sobre a pessoa e os outros têm que adivinhar quem é. Peça para cada participante fazer uma ficha com dez dicas fáceis ou difíceis sobre seu amigo. Na hora de cada troca, os participantes escolhem uma dica de cada vez e vão tentando adivinhar os sorteados. Para animar ainda mais a troca de presentes, um brinde no final pode ser dado para quem criar a ficha mais criativa ou a mais difícil de adivinhar.

Amigo Banca de Jornal

É uma variação engraçada e econômica dos presentes do amigo secreto. Consiste em escolher alguma coisa na banca de jornal de acordo com a característica de quem você tirou.”

Dicas de Débora Wolf

Amigo Secreto Virtual

O Fashion Bubbles sugere a versão virtual do Amigo Secreto, entre pessoas que não se conhecem fisicamente, mas que estão sempre em contato no mundo virtual. O presente estipulado será algo a ser publicado no site. Pode ser um texto, imagem, poesia, fotografia, música, link, site etc: qualquer presente virtual que você deseje oferecer ao seu amigo secreto.

Amigo Secreto: variações de festas e dicas de presentes

Presentes Artesanais (comprados ou feitos por você mesmo)

O ideal é que ninguém fuja do espírito criativo e que todos estejam preparados para ganhar, talvez, um simples desenho em uma folha de papel. O sorteio é convencional e o presente tem que ser feito pela pessoa.

Sugestões: porta-retrato de palito de picolé. Você, também, pode comprar uma peça de gesso ou madeira e pintar; porta-lápis com latinha de extrato de tomates, camisetas pintadas, quadro. Use a imaginação!

Geralmente, os presentes têm valor pré-estipulado. Respeite o limite. Gastar mais pode ser interpretado como bajulação.

Para fugir do óbvio com um pouco de criatividade, é possível evitar CDs ou chocolates. Alguns presentes são escolhas elegantes e podem ser dados sem erro. Exemplos: Livro de arte, lançamento em DVD e objetos relacionados ao ‘hobby’ da pessoa. Informe-se se o sorteado pratica algum esporte ou se coleciona algum objeto, por exemplo.

Com mulheres

Lenços e echarpes, porta notas, preferencialmente, de couro. Bijuterias (brincos e broches são mais fáceis de acertar do que anéis e gargantilhas), porta-retratos, caixinhas decorativas, velas decorativas são boas pedidas. Assessórios como capas para ‘note book’ e pastas de trabalho costumam agradar. Perfumes, só se você souber qual é a marca preferida dela.

Amigo Secreto: variações de festas e dicas de presentes

Amigo Secreto em escola Alemã

Com homens

Em vez de gravatas, que tal presentear camiseta com apelo solidário a alguma causa ou acessórios para o escritório, como pequenas esculturas decorativas? Se o amigo secreto gosta de charuto, pode-se presenteá-lo com um cortador, um cinzeiro, uma porta-charuto de bolso ou um puro cubano. Se optar por bebidas, escolha um vinho, um espumante de boa safra ou um uísque importado.

Se você não gostou do seu presente, disfarce. Receba alegremente e se quiser trocar, vá direto à loja. Não precisa avisar quem presenteou.

Quando você for dar o presente, é bom identificar a procedência do produto. Se ele foi feito à mão, coloque um cartão com nome e telefone do artista. É bem elegante, além de divulgar o trabalho e a marca do artista.

Mais dicas de presentes?

O site www.amigosecreto.com.br, especialista neste tipo de festa, tem uma gama de opções em presentes. De eletrônicos até livros, você pode acessar e ver as dicas que podem ser as mais certeiras para agradar o seu amigo secreto.

Saiba mais sobre Amigo Secreto:

Por Diego Carvalho

Amigo Secreto: variações de festas e dicas de presentes

Fashion Bubbles


Tags:
Loja Fashion Bubbles