Últimas notícias do “Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″

29 de October de 2009 07:21 Seja o primeiro a comentar
Anúncios

Confira as novidades do “Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009″ dos dias 24 e 25 de outubro.

24 de outubro de 2009
Baiano Franklin Serpa garante vaga para o mundial Pro-Junior da Austrália

O surfista de Ilhéus carimbou o passaporte hoje pela manhã, após se classificar para as semifinais do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009. Marco Fernandez, de Arembepe, também está na semi e tem grandes chances de representar o continente no mundial.

Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009

Franklin Serpa. Foto por Fabriciano Junior.

Hoje pela manhã a praia do Psiu, no Jardim de Alah, em Salvador, foi palco de grandes emoções da disputa por quatro vagas para representar a América do Sul no mundial para surfistas profissionais de até 20 anos de idade, que acontece em janeiro de 2010, na Austrália. Três vagas já têm dono e uma é do baiano Franklin Serpa, de 20 anos, que agora está focado na conquista do título do circuito. Marco Fernandez, 17, de Arembepe, só precisa passar sua próxima bateria, nas semifinais, para também carimbar seu passaporte rumo à terra dos Cangurus.

Para conseguir a façanha inédita para o surfe baiano, Serpa fez uma campanha brilhante. Após passar três baterias em primeiro, ele chegou à fase homem x homem, nas quartas-de-final, e derrotou o paulista Tamaê Bettero pelo escore de 13,17 x 11,10 pontos. Seu maior objetivo agora é a conquista do título sul-americano Pro-Junior. Para isso, terá que derrotar o amigo Marco Fernandez amanhã, na segunda semifinal, ou torcer para o catarinense  Alejo Muniz vencer o paulista Gabriel Medina e assim garantir o caneco, independente do resultado da sua bateria.

“Não tenho como descrever a felicidade que estou sentindo. Lutei e acreditei nisto o tempo todo e é uma grande honra ser o primeiro baiano a ir para o mundial sub-20”, diz o atleta, que já havia representado o Brasil em duas oportunidades, nos mundiais amadores da Califórina (EUA), em 2005, e em Maresias (SP), em 2006. Miguel Pupo, Gabriel Medina e Alejo Muniz também garantiram vaga para o mundial da Austrália.

Franklin também está vivo na disputa da 35º do circuito mundial World Qualifyng Series (WQS), que também acontece durante o Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009. Ele disputa a 15ª bateria da terceira fase, hoje, no final da tarde. A prova do WQS distribui U$ 50 mil, enquanto a quarta e última etapa da Seletiva-Sul Americana Pro-Junior oferece U$ 15 mil.

Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009

Franklin Serpa e Marco Fernandez. Foto por Fabriciano Junior.


Com chances

Com experiência de três mundiais amadores, Marco Fernandez concentra todas suas energias para a segunda bateria das semifinais do Pro-Junior, que acontece amanhã pela manhã. Ele enfrenta o amigo Franklin Serpa e precisa vencer para garantir a última vaga para o mundial da Austrália. O curioso é que o ilheense já está classificado para a prova na Austrália, mas está sedento pelo título do circuito.

“Não fiz uma apresentação boa na bateria anterior, mas o importante é que consegui passar. Agora estou muito instigado para conquistar esta vaga para a Austrália. Sei que vai ser difícil vencer o Franklin, mas vou com tudo”, promete Fernandez. Ele já esteve nos mundiais amador de Portugal (em 2007 e 2008) e no da Costa Rica, em agosto deste ano.

Embora não esconda que está torcendo pelo amigo, Franklin Serpa disse que quer o título sul-americano a qualquer custo. Mas esse objetivo ele pode conquistar mesmo que perca para o companheiro, desde que Gabriel Medina seja derrotado por Alejo Muniz na outra semifinal.


25 de outubro de 2009
Três surfistas festejam títulos no Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009

Pablo Paulino e Alejo Muniz são campeões sul-americanos e Márcio Farney vence o WQS em Salvador. O baiano Marco Fernandez foi vice-campeão do Pro-Junior e, assim como Franklin Serpa (de Ilhéus), também se garantiu entre os quatro sul-americanos que disputam o mundial da categoria, na Austrália.

Um domingo com disputas emocionantes fechou o Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 na Praia do Psiu, em Salvador. Os campeões sul-americanos foram decididos nas semifinais. O primeiro a comemorar foi o catarinense Alejo Muniz, após a vitória sobre o paulista Gabriel Medina. Já o título profissional do ASP South America Surf Series 2009 ficou com Pablo Paulino, quando o também cearense Márcio Farney derrotou o paulista Hizunomê Bettero na segunda semifinal. Depois, foi a vez de Farney festejar sua primeira vitória na carreira profissional, carimbando a faixa do número 1 da América do Sul na bateria que encerrou o grande evento promovido pela Dendê Produções e Axé Mix no Jardim de Alah, na capital baiana.

Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009
Gabriel Medina. Foto por Daniel Smorigo.


O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 também definiu os quatro classificados pelas seletivas da ASP South America para o Mundial Pro Junior. O novo campeão sul-americano Alejo Muniz, o paulista Miguel Pupo e o baiano Franklin Serpa, já haviam confirmado seus nomes no sábado. A última vaga no time sul-americano foi decidida numa semifinal baiana, entre Serpa e Marco Fernandez, que teve mais sorte de começar bem a bateria de poucas ondas boas e levou a melhor, com ambos saindo do mar comemorando a dupla classificação da Bahia. O potiguar Jadson André e o paulista Wiggolly Dantas completam o time masculino nas vagas dos dois mais bem colocados no ranking WQS, enquanto no feminino irão as mesmas do último Mundial, a paraibana Diana Cristina e a catarinense Gabriela Leite.

“Não estou acreditando. Eu sabia que a bateria com o Gabriel Medina ia ser muito difícil e estou muito feliz por ter conseguido esse título sul-americano”, vibrou Alejo Muniz, que logo foi abraçado pelo irmão Santiago. “O Medina tava destruindo todas as baterias aqui e fico até triste porque ele precisava vencer o campeonato pra poder se classificar pro Mundial. Mas faz uns quatro anos que venho tentando o título sul-americano e agora consegui. Estou muito feliz e vou treinar bastante daqui até janeiro para ir lá na Austrália preparado para trazer o título mundial pro Brasil de novo”, prometeu Alejo Muniz.

Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009
Miguel Pupo. Foto por Daniel Smorigo.


Logo após sua vitória sobre Gabriel Medina na primeira semifinal, Franklin Serpa e Marco Fernandez entraram no mar para disputar a bateria baiana que acabou classificando Fernandez na vaga que até ali era do paulista Caio Ibelli. “A Bahia nunca foi pro Mundial Pro Junior, agora conquistamos metade das vagas e certamente vamos representar bem nosso estado e o país lá na Austrália”, disse Fernandez.

Ele depois perdeu a final Pro Junior do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 para Alejo Muniz, mas destacou a importância desse evento na Bahia. “Foi muito importante, principalmente pela pontuação dobrada. Eu era o 11.o do ranking e ganhei mais chances de classificação com isso, ainda mais em casa, então estou muito feliz com tudo”, falou Marco Fernandez, após a conquista da vaga na semifinal.

Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009
Franklin Serpa. Foto por Daniel Smorigo.


Franklin Serpa perdeu a chance de título sul-americano quando Alejo Muniz derrotou Gabriel Medina na primeira semifinal, mas queria a vitória no Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 para coroar sua ida para o Mundial da Austrália. Só que ele não conseguiu completar as manobras e foi derrotado como na sua bateria do WQS, sem achar as ondas para mostrar o seu surfe no domingo decisivo em Salvador.

“Eu até tentei e não sei o que aconteceu hoje comigo, não achei as ondas nas baterias, mas estou feliz assim mesmo porque eu já estava classificado pro Mundial e agora o Marco Fernandez também entrou no time”, falou Franklin Serpa, que terminou em quarto lugar no ranking das seletivas sul-americanas.

Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009
Marco Fernandez. Foto por Daniel Smorigo.


WQS inédito em Salvador

Após a definição dos finalistas do Pro Junior, vieram as igualmente decisivas semifinais do inédito WQS em Salvador. Pablo Paulino já tinha vencido duas baterias no domingo e passou por David do Carmo, mas Hizunomê Bettero foi batido por Márcio Farney na disputa seguinte. Com isso, Farney garantiu o título de melhor surfista da América do Sul para Pablo Paulino.

“Estou amarradão, sou amigão do Hizunomê, mas estava torcendo pro Farney vencer para já confirmar o título sul-americano pra mim”, vibrou Pablo Paulino, logo que foi confirmada a derrota de Hizunomê Bettero para o cearense Márcio Farney. “Estou contente por estar competindo bem aqui e vou buscar minha classificação para o WCT nas últimas etapas do WQS mais confiante ainda”, disse Pablo, que só não conseguiu cumprir seu outro objetivo, que era ganhar o Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009.

Festa cearense

Tanto Pablo como Farney nunca tinham vencido etapa do WQS e Farney liderou de ponta-a-ponta, aumentando a vantagem a cada onda até sacramentar a primeira vitória na carreira profissional com as notas 6,33 e 5,43 recebidas nas duas melhores apresentações. O placar ficou em 11,76 pontos contra 8,87 de Pablo, com Márcio Farney faturando o prêmio máximo de 7.000 dólares da vitória no WQS inédito em Salvador. Pablo Paulino ganhou 5.000 dólares da ASP South America pelo título sul-americano e mais 3.500 dólares pelo vice-campeonato na capital baiana.

Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009
Yan Gouveia. Foto por Daniel Smorigo.


“Hoje a festa foi cearense e minha meta era me dar bem aqui para ganhar uns dólares para ir pro WQS que vai rolar na Califórnia e no Havaí, que são etapas caras, sem falar que estou a procura de um título profissional há 10 anos”, destacou Márcio Farney, que há muitos anos mora em Santa Catarina e já fez várias finais desde que se tornou surfista profissional, algumas até como favorito, sem vencer nenhuma.

“Minha última vitória tinha sido numa etapa de Pro Junior ainda. Até lembrei muito dessa fase vendo a molecada quebrar aqui. Isso me motivou pra buscar minha primeira vitória profissional e felizmente ela veio no melhor lugar, no Nordeste. Tenho sangue nordestino e a Bahia é demais. Visitei o Pelourinho, vi o ensaio do Olodum, foi demais o campeonato e estar nesta cidade maravilhosa. Salvador fica marcada agora na minha história pela primeira vitória como profissional”, enalteceu Márcio Farney.


Gol Air Show

A bateria especial de aéreos que antecedeu as finais do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009, acabou em festa baiana de Rudá Carvalho, que acertou dois incríveis aéreos para ganhar o prêmio da Gol Air Show, uma passagem aérea para qualquer destino da América do Sul operado pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes, um dos patrocinadores do grande evento que fechou o ASP South America Surf Series 2009, circuito formado pelas oito etapas do WQS disputadas na América do Sul.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com os patrocínios do Governo Federal, através da Petrobras; Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Gol Linhas Aéreas; Shopping Iguatemi; Surfing Series e Rede Outlight. Os apoiadores do evento são: Uranos; Anônima; Makai; AL2; Pacific Beach; Pipeline; Litoral 655; K & K; Overboard; Star Point; Hot Water; Backwash; Tent Beach; Billabong Salvador; KYW, Drill, Revista Hardcore, Surf Bahia e Waves. As três provas do evento são homologadas pela ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf) e transmitidas ao vivo pelo www.aspsouthamerica.com.br.


João Carvalho
Assessoria de Imprensa ASP South America


Yordan Bosco e Camile Maltez

Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009

Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009
Últimas notícias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009


Tags:
Loja Fashion Bubbles