Professores ministram curso sobre a saudade

19 de May de 2010 18:21 Seja o primeiro a comentar
Anúncios

Professores ministram curso sobre a saudade 

Saudade, o curso: com Roberto DaMatta, Moacyr Scliar, Luiz Tenório Oliveira Lima, Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé e Pedro Luiz Ribeiro de Santi

Muito antes de existir a palavra “saudade”, São Tomás de Aquino falou de um sentimento que é a dor que nasce do amor e que, como ele, causa prazer ao ser sentida. Considerada por muitos como propriedade única da língua portuguesa, a saudade situa-se entre a melancolia e a esperança, num pêndulo entre a perda do que já foi e a ausência do que não é. Em seis encontros, o curso aborda as diversas faces da saudade na antropologia, na literatura, na história, na filosofia e na alma.

Palestras

18/05Antropologia da saudade: o tempo perdido e recuperado no Brasil
Roberto DaMatta
26/05Saturno nos Trópicos: saudade, melancolia e suas repercussões na cultura brasileira *
Moacyr Scliar
01/06Saudade, luto, melancolia: um ponto de vista psicanalítico
Luiz Tenório Oliveira Lima
08/06Saudade do passado, saudade do futuro: o sentimento na história
Leandro Karnal
15/06Saudade de Deus: o dilaceramento entre o nada e o infinito
Luiz Felipe Pondé
22/06Saudade do não-vivido: saudade e luto pelo amor perdido
Pedro Luiz Ribeiro de Santi

 

INFORMAÇÕES
 
Duração: 6 encontros
Dias: terças-feiras e uma quarta-feira, das 20h às 22h
Encontros: 18/05, 26/05, 01/06, 08/06, 15/06 e 22/06
Local: Casa do Saber Unidade Jardins / Mario Ferraz
Preço: R$ 200 na inscrição + 2 parcelas de R$ 200

 

SOBRE OS PROFESSORES
 
Leandro Karnal é doutor em História Social pela USP.
Luiz Felipe Pondé é professor da PUC-SP e da Faap e professor convidado da pós-graduação da Escola Paulista de Medicina.
Luiz Tenório Oliveira Lima é psicanalista, escritor, professor e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Moacyr Scliar é médico e escritor. É o ganhador do Prêmio Jabuti do melhor romance de 2009, por “Manual da Paixão Solitária”, publicado pela Companhia das Letras, e publicou mais de 67 livros abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil e o ensaio. Recebeu inúmeros prêmios literários pela sua obra e é membro da Academia Brasileira de Letras.
Pedro Luiz Ribeiro de Santi é psicanalista, doutor em psicologia clínica e mestre em filosofia. Professor do Cogeae/PUC-SP e da ESPM.
Roberto DaMatta é antropólogo e professor titular na PUC-Rio. Mestre e doutor pela Universidade de Harvard. É autor de livros como “Carnavais, malandros e heróis”, “A casa & a rua”, “Universo do Carnaval”, “O que faz o brasil, Brasil?”, “Relativizando”, “Torre de Babel”, “Conta de mentiroso e Águias, burros e borboletas”. É articulista semanal dos jornais “O Estado de S.Paulo” e “O Globo”.

 

Professores ministram curso sobre a saudade

Fashion Bubbles


Tags:
Loja Fashion Bubbles