Poeta Sul-Mato-grossense Raquel Naveira lança o livro Caminhos de Bicicleta

13 de October de 2010 19:27 1 comentário
Anúncios

Poeta Sul Mato grossense Raquel Naveira lança o livro Caminhos de Bicicleta
Mais que escrever um livro, transitando entre prosa e poesia, Raquel Naveira faz uma viagem poética de bicicleta.

Caminhos de Bicicleta é um livro de crônicas/ensaios e poemas escrito em primeira  pessoa pela poeta Raquel Naveira. A obra é o olhar lírico da observadora das suas impressões sobre a literatura, sobre a vida; estampa os flagrantes das cidades, conta das viagens, fala das figuras humanas, das paisagens. A linguagem, emotiva e generosa, revela os bastidores do seu fazer poético, abre os testemunhos de alguém que transforma cada momento de vida numa experiência mágica.

A escritora, amiga da poeta, Renata Pallottini, escreve no prefácio de Caminhos de Bicicleta: “O ser humano, no entanto, sobressai, em seu estado sublime ou na sua (aparente) insignificância. Raquel sabe buscar, do fundo da alma  dos seus personagens, os melhores e mais sofridos momentos, os movimentos mais insuspeitados, trazendo à tona o que de essencial existe em seres,  às vezes, apenas entrevistos.”

No universo da poesia, os poetas colhem das cenas reais, concretas ou imaginárias, as imagens com que irão pincelar seus poemas ou suas prosas poéticas. Assim, o mar, as estrelas, o olhar, as lembranças, o vento, o céu e a terra povoam as obras. Raquel também colheu e colhe nessas mesmas fontes a poesia com que vai brindar seus leitores. Porém, em Caminhos de Bicicleta, essa poeta faz a colheita a bordo do veículo, um símbolo, retira os frutos da vida, do cotidiano, da ficção. Para ela, a bicicleta que já conduziu personagens nas telas do cinema, que inspirou versos e prosas de grandes nomes da literatura, também elemento da sua memória, e com o qual percorre os caminhos desse livro, é encantada.

Ao pedalar nessa bicicleta poética, Raquel conduz sua obra com a mesma energia e leveza com que impulsionou sua vida. A força utilizada para pedalar, os músculos, o equilíbrio, são representação do ser decidido de Raquel – busca sempre novos caminhos. Assim essas pedaladas poéticas confundem-se com sua vida. Com a vida construída no Mato Grosso do Sul, a acadêmica, a poética, a pessoal como esposa e mãe, e professora, não titubeou em pedalar para São Paulo. Atitude de coragem como da primeira vez que se equilibrou sobre as duas rodas de sua bicicleta. Raquel lembra dessa experiência como inesquecível, uma conquista, um ritual de passagem.

A bicicleta de Raquel: veículo, imagem, lembrança, poesia e verso, a conduz  por toda obra, reproduzindo a mesma sensação que um dia Raquel Naveira, menina, sentiu ao pedalar sozinha. Um passeio alegre é maneira pela qual a poeta tece todos os temas desse livro.

Na crônica que dá nome ao livro, Raquel poeta os versos:

“…Quem ganha uma bicicleta

Sai pelo mundo,

Sob o sol,

Sob a chuva,

A alma em festa…”

Raquel Naveira

Nascida em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é poeta, escritora e ensaísta, é formada em Letras e Direito pela  UCDB (Campo Grande/MS). Tem diploma superior de Língua, Literatura e Civilização Francesas pela Universidade de Nancy-França. É Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie  de São Paulo. Pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ao PEN Clube do Brasil. É diretora da União Brasileira dos Escritores em São Paulo. Autora de mais de duas dezenas de livros, dentre eles Abadia (1996) e Casa de Tecla (1999), ambos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Poesia. Tem  trabalhos publicados em várias revistas nacionais e estrangeiras e obras adaptadas para cinema e teatro.

Poeta Sul Mato grossense Raquel Naveira lança o livro Caminhos de Bicicleta

Lançamento e tarde de autógrafo

O livro Caminhos de Bicicleta, de Raquel Naveira, será lançado no próximo 16 de outubro, sábado, na Livraria da Vila (Lorena), das 15h às 18h, com a presença da autora.

Endereço: Livraria da Vila (Lorena) – Alameda Lorena, nº 1731 – Piso Superior

Poeta Sul Mato grossense Raquel Naveira lança o livro Caminhos de Bicicleta

Fashion Bubbles


Tags:
Loja Fashion Bubbles