Galeria Emma Thomas expõe obras individuais de Erica Ferrari e Marcos Gorgatti.

26 de June de 2009 12:45 Seja o primeiro a comentar
Anúncios

Dando continuidade ao seu programa de mostras individuais, a galeria paulistana apresenta durante os meses de julho e agosto as mostras “Passagem / Contenção: Casa (Gêmea)”, de Erica Ferrari e “Marcas Não Famosas: Diálogos”, de Marcos Gorgatti.

Inauguração no sábado, dia 4 de julho, das 18 às 22 horas.

Para mais informações acesse o site Galeria Emma Thomas

Sobre a exposição – “Passagem / Contenção: Casa: Gêmea” de Erica Ferrari

Os trabalhos derivam de pesquisa sobre a paisagem e os elementos ou dispositivos de passagem e contenção que condicionam o fluxo e a vivência no espaço urbano. A artista propõe um jogo com as características formais e funcionais de objetos previamente identificados.

Galeria Emma Thomas expõe obras individuais de Erica Ferrari e Marcos Gorgatti.

Erica Ferrari, Passagem – contenção casa (gêmea), 2009 (fórmica, cera e madeira, 70 x 50 cm) baixa.jpg

Desenvolvidos em série, os nove objetos apresentados na exposição exploram o design e a representação gráfica do dispositivo ‘casa’: pervertendo sua disposição convencional, mas mantendo as linhas básicas para seu reconhecimento.

Os trabalhos são apresentados formalmente como objetos, utilizando referências materiais e formais do mobiliário. Algumas das peças possibilitam o uso como armário, gaveteiro ou assento.

Galeria Emma Thomas expõe obras individuais de Erica Ferrari e Marcos Gorgatti.

Erica Ferrari, Passagem – contenção casa (gêmea), 2009 (fórmica, cera e madeira, 50 x 70 cm)
Na pesquisa da artista, destaca-se a intersecção com o design gráfico e o uso plástico da fórmica e da cera. Impregnada da memória dos materiais, suas obras adquirem um caráter nostálgico.

Sobre a artista Erica Ferrari

Graduada em Artes Plásticas pela ECA USP em 2008, a artista tem participado individualmente ou com o grupo Hóspede de mostras coletivas desde o ano de 2005. Dentre as atividades desenvolvidas com o grupo Hóspede, destacam-se o projeto ‘Laboratório Hotel’ – formação de centro de estudo e residência no Largo da Batata em São Paulo – patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura em 2007, além das seleções em iniciativas como o ‘Programa de Exposições’ do Centro Cultural São Paulo e a ‘Temporada de Projetos’ do Paço das Artes, ambas em 2009. Individualmente, realizou projetos para residências privadas e realiza uma individual na Galeria Emma Thomas em julho de 2009.

Sobre a exposição - “Marcas Não famosas: Diálogos’” de Marcos Gorgatti

A série de pinturas murais e serigrafias de Marcos Gorgatti é parte da pesquisa que o artista vem realizando sobre estabelecimentos comerciais que fizeram a fama da Rua Augusta nos anos 1960, 70, 80 e 90 em endereços como a Galeria Flórida, América e Ouro Fino. Municiado de antigas listas telefônicas, Gorgatti relacionou nomes de sete lojas que, de uma década para a outra, deixaram de existir em seus endereços originais e então convidou artistas gráficos para criarem uma nova identidade visual para cada uma delas.

Galeria Emma Thomas expõe obras individuais de Erica Ferrari e Marcos Gorgatti.

marcos gorgatti, logo Neufeld, 2009 – galeria emma thomas
“A idéia é não só sobrepor camadas de tempo, criando uma justaposição de logos novos e lojas antigas, mas propor uma espécie de homenagem, criando novas logomarcas para esse conjunto de lojas que não deram ‘certo’”, atesta Gorgatti.

Hoje desconhecidos, nomes de estabelecimentos como ‘La Poupette Chic’, ‘Gertrude’, ‘Cock e Hen’, ‘Neufeld ’, ‘Up to Date’, ‘Fracari’ e ‘Julio Peles’ foram o ponto de partida para a criação dessas logomarcas pelos designers convidados a participar e discutir o projeto da exposição.

Galeria Emma Thomas expõe obras individuais de Erica Ferrari e Marcos Gorgatti.

marcos gorgatti, logo cok e hen, 2009 – galeria emma thomas

O resultado da criação coletiva está exposto no corredor de entrada e no pátio da pequena vila que dá acesso à Emma Thomas. No interior da galeria, por sua vez, Gorgatti exibe serigrafias em que transforma essas novas logomarcas para a linguagem da gravura.

Segundo o artista, “a exposição é um comentário sobre a precariedade das relações humanas advindo do processo de industrialização do comércio que vem dando cabo aos pequenos estabelecimentos comerciais de pequenos centros de compras”.


Sobre o artista Marcos Gorgatti

Artista visual e fotógrafo estudou Ciências Sociais na PUC-SP. Em 2000 estuda desenho com Dudi Maia Rosa no Museu de Arte Moderna de São Paulo e nesse mesmo ano inicia o curso de Artes Plásticas na UNESP-SP. Em 2001 participa da Exposição coletiva “Digitofagia” no Museu da Imagem e do Som. Participa em 2005 da exposição coletiva “Zona de Trânsito” no Instituto Cervantes de São Paulo. Em 2007 freqüenta como ouvinte os cursos de fotografia com João Musa e de instalação com Carlos Fajardo ambos na ECA-USP. Em 2007 participa das exposições coletivas “Baseado em Fatos Reais” e “Living Room” na Galeria Emma Thomas. Em 2007 e 2008 participa do 39º e do 40º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Nesse mesmo período passa a fazer parte do grupo de artistas Corrosivo com quem realiza as intervenções urbanas: “Camping na Cachoeirinha” no Centro Cultural da Juventude e “Paisagens Sonoras” na Virada Cultural em São Paulo. Em 2009 frequenta curso de artes visuais com Rubens Mano no Collegio das Artes. Atualmente participa do programa de residência artística com o grupo Corrosivo na Casa das Caldeiras em São Paulo.

Mostras individuais de Erica Ferrari e Marcos Gorgatti
Curadoria: Flaviana Bernardo, Juliana Freire e Marcio Renee
Local: Galeria EmmaThomas
Abertura: 04 de julho, sábado, das 18 às 22 horas
Período expositivo: de 8 de julho a 7 de setembro de 2009
Endereço: Rua Augusta, 2052 – Cerqueira César – São Paulo, SP
Horários da galeria: de quarta a sábado, das 16 às 20 horas
Telefones: (11) 8219 6452 / 9426 6991
Entrada Franca

Mais informações para a imprensa:

Décio Hernandez Di Giorgi
Adelante Comunicação Cultural
Email: dgiorgi@uol.com.br
MSN: deciogiorgi@yahoo.com.br
Tel.: (11) 8255 3338

Galeria Emma Thomas expõe obras individuais de Erica Ferrari e Marcos Gorgatti.


Tags:
Loja Fashion Bubbles