Varejo adapta moda indiana para o Brasil

14 de May de 2009 12:58 comentários16
Anúncios

Varejo adapta moda indiana para o Brasil
Novela da Rede Globo e filme indiano ´Quem quer ser um milionário´ são a fonte de inspiração para lojas que trazem as tendências da cultura oriental para a moda brasileira

No Brasil é assim: a moda e os costumes sempre são influenciados pela TV. Se a novela das oito tem uma trama que se passa na Índia, na mesma hora aquele país se torna o foco das atenções e o comércio tem que correr atrás para atender o desejo dos consumidores. Ainda mais se conta com uma mãozinha do cinema, onde o filme “Quem quer ser um milionário”, que se passa – claro! – na Índia, ganhou oito prêmios Oscar, incluindo a de melhor filme.

Para se adaptar à nova tendência os comerciantes lançam mão do jeitinho brasileiro. Almofadas com motivos indianos se transformam em bolsas, ícones como Ganesha e Shiva alimentam telas de serigrafia e o cashmere de inspiração cigana do leste europeu pode muito bem passar por um vindo diretamente da Caxemira.

Para alguns empresários, a sorte atende pelo nome de boho – ou bohemian chic. Uma tendência com forte inspiração nos anos 70, época em que o Oriente também dominava os guarda-roupas tanto de hippies quanto de socialites clientes de Yves Saint Laurent.

Em Santa Catarina, na loja Elementais, a empresária Nadir Boa Sorte comemora a onda indiana de carona no ´boho´ e suas batas estampadas e confortáveis. Apesar de não ter uma estimativa, ela percebe que depois da novela global aumentou a procura por caftãs, tipo de bata que está à venda há pelo menos duas temporadas na loja. A produção da marca, no entanto, é totalmente made in Brasil: “Desenvolvemos com tecelagens locais a estamparia indiana. Mesmo no inverno nossas peças são coloridas e alegres, e neste momento, tem tudo a ver com a moda ditada pela Índia”, explica Nadir.

Varejo adapta moda indiana para o Brasil

Lojas do segmento têm público fiel

Nem todos tiveram que correr e dar um jeito para se adequar à moda. Para as lojas que já investiam nos produtos indianos, a onda pró-Índia iniciada pela novela e pelo filme só ajudou. A Via Bali, na Lagoa da Conceição, na capital catarinense, trabalha há 15 anos com produtos orientais e possui um público cativo. “Nós temos clientes fiéis, que consomem roupas, artesanatos, bijuterias e outros acessórios vindos daquela região rotineiramente”, explica a empresária Fernanda Pinto, que cria as coleções da marca. As peças vendidas na Via Bali são fabricadas no oriente e importadas para o Brasil, mas são produzidas exclusivamente para se adaptar aos gostos das mulheres ocidentais.

Todos os anos, Fernanda passa dois meses em Bali, onde também encontra muitos produtos originários da Índia. Nesse período, escolhe e compra milhares de metros de tecidos, manda lavá-los e tingi-los, define cortes, bordados e aplicações; enfim, cria toda uma coleção inspirada na cultura local, mas com foco no público brasileiro. Acessórios, artesanatos, utilidades domésticas e objetos de decoração e arte locais completam o rol de opções. Depois de tudo definido, as encomendas são enviadas para Florianópolis e comercializadas pela Via Bali.

Fernanda conta que as peças indianas fazem sucesso por aqui porque se adaptam ao estilo das  mulheres práticas, que não abrem mão do conforto mesmo quando desejam estar bem arrumadas. “As mais cheinhas também são beneficiadas com peças que servem bem, sem deixar as gordurinhas à mostra, mas preservando a elegância feminina”, destaca.

Com a novela, a empresária tem percebido o aumento da curiosidade por produtos indianos em sua loja. “A TV aguça o interesse das pessoas por toda a cultura do oriente, seja pelas tradições, pela gastronomia ou pela moda. Na Via Bali temos, por exemplo, sáris muito parecidos com os usados pelas atrizes de Caminho das Índias, em seda pura e com as bordas douradas”, lembra Fernanda.

Onde encontrar:
Elementais: Shopping Iguatemi Florianópolis (48) 3239 8363
Via Bali: Lagoa da Conceição (48) 3232-0245

Varejo adapta moda indiana para o Brasil

Varejo adapta moda indiana para o Brasil

Rachel Sardinha – Jornalista
(48) 3024-8642 / (48) 9989-1527

Em Voga Comunicação
www.emvoga.com.br
Empresarial Terra Firme – Rua Domingos André Zanini, 277, sala 804
Grande Florianópolis / São José – SC

Varejo adapta moda indiana para o Brasil


Tags:
Loja Fashion Bubbles