The Mountain and the Wave – A Origem da Quiksilver

16 de July de 2009 06:50 comentários3
Anúncios

The Mountain and the Wave – A Origem da Quiksilver

A Quiksilver é o fruto mais célebre da fértil mente de Alan Green, australiano nascido em 1947 num subúrbio de trabalhadores da região de Melbourne, sul da Austrália.

Ainda no colégio, “Greeny”, como era conhecido por todos, se apaixonou pelo surf e fazia constantes viagens aos finais de semana com os amigos pra ir surfar nas ondas que rolavam fora da Baía de Melbourne. Greeny sempre teve um estilo audacioso e desafiador em tudo o que fazia, e após ser expulso da escola por uma briga, teve como padrinho um grande empresário australiano que disse que ele tinha boa iniciativa mas não chegaria longe sem um curso superior.

The Mountain and the Wave – A Origem da Quiksilver

Quiksilver é o fruto mais célebre da fértil mente de Alan Green

Greeny então deu um “jeito” de entrar na faculdade pra estudar contabilidade, e logo serviu como trainee de contador em uma tradicional marca de artefatos de mergulho australiana, fruto da sociedade entre Jacques Cousteau (o famoso mergulhador frânces) e um comandante australiano da II Guerra Mundial, Australian Divers era o nome da empresa.

Não demorou para Greeny perceber que a tecnologia daqueles wetsuits de mergulho poderia ser usada pra fazer roupas de surfe. Quando o comandante escutou a proposta foi bem direto: “você deveria sair daqui e fazer isso sozinho, eu posso até te vender a matéria prima a preço de custo pra ajudar no começo da empresa.”, Greeny logo se associou a uma fábrica de pranchas local e a oportunidade de diversificar a linha de produtos que eles enxergaram na oferta de Greeny não se encontrava a toda hora.

A produção de wetsuits foi um sucesso, no verão seguinte Greeny encontrou um novo projeto,  teve a idéia de usar a tecnologia do fecho dos wetsuits no calção, usado para a prática do surfe no verão.  O modelo antigo tinha corte quadrado, de material duro, secagem lenta, com fecho complicado e muito desconfortável pra remar na prancha. A idéia de Greeny era utilizar o fecho de velcro com um botão de pressão na ponta. Além do fecho, o outro foco nesse projeto era o caimento da peça: o “boardshort” que Greeny estava criando tinha o cós mais baixo na frente que nas costas, o que fazia que ele abraçasse o corpo do atleta sem restrição de movimentos, aberturas em “v” nas laterais e cores vibrantes.

A responsabilidade de escolher o nome da nova marca foi dada a Bárbara, namorada de Greeny. Os discos mais tocados na vitrola do casal ser da psicodélica banda de São Francisco Quicksilver Messenger Service. Então o nome seria “Quicksilver”!

The Mountain and the Wave – A Origem da Quiksilver

Greeny procurou num livro de etiquetas de um fornecedor um logo legal, e escolheu um cisne, ou um “pato” como ele costumava chamá-lo. Sem dinheiro pra fazer uma busca de marcas e patentes o nome foi substituído por Quiksilver, sem o “c” assim garantido que ela seria pra sempre escrita errada.

A pequena produção, totalmente artesanal, ocorreu durante  todo o verão.  As  vendas foram um sucesso, fazendo com que Greeny percebesse que se a marca ia realmente crescer e se espalhar por todos os lugares onde o surfe estava, o logo do “pato” tinha que evoluir.

The Mountain and the Wave – A Origem da Quiksilver

Brincando no caderno com o contorno de uma onda, ele desenhou uma montanha embaixo pra dar a proporção do tamanho dela e ambos representavam o melhor da natureza. Ele levou seu rascunho ao fornecedor de etiquetas que logo refinou o desenho e escreveu QUIKSILVER em letras maiúsculas embaixo. Era um logo difícil e caro de ser produzido, mas até o momento de ir pra costura Greeny já estava convencido de que a pequena montanha e a onda na perna esquerda dos calções faziam uma profunda declaração sobre o comprometimento da nova marca com suas raízes.

Conheça o site www.quiksilver.com.

Saiba mais sobre a Quiksilver.

The Mountain and the Wave – A Origem da Quiksilver

Saiba mais sobre a Quiksilver.

Matéria enviada por Rogério Luiz Boccuzzi

The Mountain and the Wave – A Origem da Quiksilver


Tags:
Loja Fashion Bubbles