Obra de José Spaniol no Burle Marx leva usuário do parque para dentro de uma sala

15 de September de 2011 13:32 Seja o primeiro a comentar
Anúncios

Obra de José Spaniol no Burle Marx leva usuário do parque para dentro de uma sala

No dia 17 de setembro, sábado, às 15 horas, o artista plástico José Spaniol inaugura a obra O Descanso da Sala no Parque Burle Marx, dentro do projeto Arte na Cidade da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Medindo quase sete metros de altura, a obra em ferro e aço apresenta o que seria um quarto ou uma sala de ponta-cabeça sobre um espelho d’água.

Já realizada em diferentes materiais e escalas, a presente obra encontra no espaço do parque os elementos ideais para incitar a discussão do lugar da intimidade, segundo o artista.

“Um ponto de vista improvável surge quando os observamos invertidos. Somente quando olhamos para a imagem refletida na água é que a sala volta acolocar-se na sua posição habitual, embora flutuando contra o céu, longe de seu cotidiano”, escreve Spaniol.

Com a realização desta instalação pública o artista subverte a expectativa do visitante operando dois níveis de deslocamento. O da sala, ambiente privado que é transportado para o meio do espaço público. E aquele do observador, que se aproxima da obra e se inclina sobre a água para observar a improvável sala, mirando também o céu.

 Obra de José Spaniol no Burle Marx leva usuário do parque para dentro de uma sala

José Spaniol
Vive e trabalha em São Paulo, SP.  As obras do artista convidam o espectador a entrar em uma nova escala e capacidade perceptiva. Os objetos cotidianos perdem sua função ao passo que adquirem novas qualidades estéticas e criam, por isso, uma poética onírica e irônica. Realizou mostras individuais nas principais galerias e espaços institucionais brasileiros. Expõem regularmente em coletivas realizadas por todo Brasil e também no Chile, Espanha e Portugal. Participou da 29a Bienal de São Paulo. É professor do Instituto de Artes da Unesp, São Paulo, desde 2009. Fonte: www.josespaniol.com.br

Parque Burle Marx
Foi criado em 1990 e compreende uma área de 138 mil m2. Sua origem remonta ao processo deurbanização da área da antiga Chácara Tangará, que compreendia uma área de aproximadamente 438 mil m2, e  se localizava junto à Marginal do Rio Pinheiros, no cruzamento com a Estrada Velha do Morumbi.

Entre seus atrativos arquitetônicos destaca-se o jardim, assinado pelo paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, que empresta seu nome ao recinto. O projeto  abriga um espelho d´água com um conjunto de painéis escultóricos e palmeiras imperiais, além de um pergolado e um gramado de duas cores que imita um tabuleiro de xadrez. Conta com edificações históricas como uma casa construída com a milenar técnica de taipa de pilão e a obra remanescente de um palacete inconcluso dos anos 1950.

O parque é caracterizado pela predominância de vegetação arbórea nativa que recobre uma área de relevo diversificado em torno de um vale com um lago. Constitui um dos testemunhos representativos de Mata Atlântica dentro da área urbana do município de São Paulo. Atualmente é administrado pela Fundação Aron Birmann.

Obra de José Spaniol no Burle Marx leva usuário do parque para dentro de uma sala

Abertura edital Arte na Cidade

Evento: O Descanso da Sala, escultura do artista José Spaniol
Local: Parque Burle Marx
Abertura: sábado, dia 17 de setembro, às 15 horas
Período expositivo: de 18 de setembro  de 2011 até setembro de 2013

Obra de José Spaniol no Burle Marx leva usuário do parque para dentro de uma sala

Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200
CEP 05707-400 – Panamby – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3746 7631
Horáriosde funcionamento: todos os dias, das 7 às 19 horas
Estacionamento conveniado: R$ 6 nos dias de semana e R$ 8 nos fins-de-semana
Entrada gratuita e livre

Veja no mesmo dia: Pintura com temporal #4 |Thiago Rocha Pitta
Abertura: 17 de setembro de 2011, sábado, às 11h
Empena do Edifício Isnard, na Av. São João, 1382, República, São Paulo

Obra de José Spaniol no Burle Marx leva usuário do parque para dentro de uma sala

Fashion Bubbles


Tags:
Loja Fashion Bubbles