Design com identidade local

13 de October de 2010 18:03 Seja o primeiro a comentar
Anúncios

Design com identidade local

O conceito ecologicamente correto e socialmente justo norteou a criação da coleção de calçados e bolsas da Comparoni, que tem ateliê instalado em um casarão centenário no Centro Histórico de João Pessoa-PB. “A inspiração é a cultura regional, porém com linguagem contemporânea — antenada e globalizada. O conceito de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente norteou da pesquisa à produção”, reforça Romero Sousa, designer que assina a coleção.

O algodão biológico, como selo da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – Embrapa, já nasce colorido sem uso de corantes ou aditivos. A produção organizada por cooperativas no sertão da Paraíba, mantêm os pequenos agricultores no campo. A produção das rendas renascença envolve 400 rendeiras organizadas em cinco associações no Cariri paraibano. Tecidas com linha branca, as rendas são tingidas com corantes naturais obtidos da casca de caju e de cebola e fazem composição harmoniosa com o algodão de tom rubi.

O exclusivo tecido de algodão também tem produção artesanal realizada em tear manual. Algumas tramas que aparecem nos sapatos e bolsas envolvem um mix de fibras e outros materiais como agave (tipo sisal), fio de cobre e até garrafas pet recicladas. Há modelos com fios de seda natural, bordados, contas de madeira, batik e impressão em serigrafia com tintas à base de água.

“A Comparoni é um ateliê que alia a tradição do artesanato ao design contemporâneo, mas sobretudo quer valorizar os arranjos produtivos locais. Dos insumos à mão-de-obra, tudo é pensado para alimentar a cadeia produtiva do artesanato e dar sustentabilidade ao pequeno produtor”, declara a empresária paulistana Rosângela Comparoni, há 10 anos radicada em João Pessoa, na Paraíba.

Este ano, a proposta da Comparoni chamou a atenção em feiras nacionais e internacionais, como Rio à Porter, Francal, Pure London e Prêt a Porter Paris. Além de clientes no Brasil e na Europa, seus calçados e bolsas estão sendo exportados para a Riad, capital da Arábia Saudita, El Salvador e até para o Japão.

O ateliê Comparoni faz parte do grupo Natural Cotton Color, que tem apoio do Programa de Exportacao da Indústria da Moda Brasileira, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções – ABIT.

Por se tratar de trabalho artesanal, os sapatos são feitos apenas sob encomenda, do 34 ao 39.

Babel das Artes (83) 3226 5570.

Veja coleção completa aqui.

Solicite catálogo pelo e-mail: babeldasartes@gmail.com

Design com identidade local  Design com identidade local  Design com identidade local  Design com identidade local  Design com identidade local  Design com identidade local  Design com identidade local  Design com identidade local  Design com identidade local  Design com identidade local

Fonte: Babel das Artes

Design com identidade local

Fashion Bubbles


Tags:
Loja Fashion Bubbles