Chapéu Panamá – Charme e Glamour em todas as Estações do Ano!

27 de February de 2012 18:39 Seja o primeiro a comentar
Anúncios

Chapéu Panamá – Charme e Glamour em todas as Estações do Ano!

Um clássico que sai dos bastidores do verão carioca e ganha as ruas em looks urbanos remetendo ao sinônimo de elegância e até cuidados com a saúde da pele pelas propriedades de sua confecção, permitindo a ventilação da cabeça.

Aba Chapéu: 9 anos na comercialização e criação de novos modelos exclusivos oriundos do Equador

O Chapéu Panamá, badalado, cheio de charme, estilo e glamour ganha destaque no Brasil com a Aba Chapéu que está no mercado há nove anos como o maior importador de chapéu do Panamá, sob o comando do designer, Marcelo Sarquis. A Aba comercializa os chapéus para o atacado e varejo e participa de grandes eventos e feiras de moda. Os famosos acessórios já ganharam destaque em editoriais e  novelas. Todos os chapéus são confeccionados  artesanalmente pelos índios Incas na cidade de Monte Cristi no Equador. Feitos a mão, cada chapéu leva de dois a seis meses para serem concluídos. Utiliza-se no processo de fabricação uma palha nobre que nasce  apenas neste lugar no mundo.

Para a confecção do Chapéu Panamá existe um processo, desde a coleta da planta conhecida popularmente pelo nome de Toquila, cuja nome cientifico é “Carludovica Palmata” que é colhida pela manhã nas encostas do Equador. Depois de cortada, a planta é levada para um galpão onde sua casca é tirada e a palha interior é colocada para ferver, depois desse processo os índios colocam a palha para secar e depois começam a tecê-la.

A Origem do nome Panamá para este chapéu, veio dos franceses e americanos que quando construíram o canal do Panamá passaram a usar este acessório para se protegerem do calor e da umidade, imitando os trabalhadores locais, e ao retornarem aos seus países de origem as pessoas perguntavam de onde eram os chapéus que usavam e eles respondiam: “É do Panamá”.

Os chapéus Panamá foram utilizados por grandes figuras históricas como Napoleão , Santos Dumont, Tom Jobim, Paul Newman, Pavarotti entre outros, há registros da existência deste acessório até há mais de 1.000 anos.No Brasil, o ator  José Wilker conta que usa há mais de 20 anos por ser leve, confortável e ventila a pele.

Para uma conservação do Panamá é necessário alguns cuidados como não deixá-lo guardado dentro de caixas, para não criar vincos, como é feito de palha semelhante à um tecido pode ser também passado à ferro com um pano levemente úmido, caso esteja amassado ou com vincos. Os chapéus podem ser dobrados ou enrolados, esse é um dos diferenciais da qualidade dos chapéus ABA, que não recebem goma, deixando extremamente macios ao toque. A ABA lança em 2012 outros modelos como Panamá colorido e vibrante, e um formato inédito do material :  boinas na tradicional cor de palha ou decoradas. A cara do outono inverno descolado!

Chapéu Panamá – Charme e Glamour em todas as Estações do Ano!

Chapéu Panamá – Charme e Glamour em todas as Estações do Ano!

Chapéu Panamá – Charme e Glamour em todas as Estações do Ano!

Aba Chapéu

Rua Xavier da Silveira , 40 , cj 319 – Copacabana, RJ, RJ.

Fonte: Due Assessoria de Imprensa

Chapéu Panamá – Charme e Glamour em todas as Estações do Ano!

Fashion Bubbles


Tags:
Loja Fashion Bubbles